quinta-feira, 14 de julho de 2016

MPRN debate problemas na saúde pública em audiência com Governador.

A audiência com o Chefe do Executivo estadual foi solicitada pelo Conselho Regional de Medicina (Cremern) e contou também com a participação de comissão formada por representantes do Conselho, da OAB/RN, além de diretores e cirurgiões do Hospital Walfredo Gurgel.
O encontro tratou de problemas na assistência à saúde pública do Estado, como o desabastecimento, superlotação de algumas unidades, insuficiência de recursos humanos com sobrecarga de equipes de trabalho por escalas incompletas.
Para o Cremern, a audiência teve o objetivo de fazer um apelo ao Governo para atenção a toda a problemática que a saúde do RN enfrenta. O Governador ouviu os relatos dos conselheiros do Cremern, da diretoria e médicos cirurgiões do HWG, das promotoras de Justiça do MPRN, além das explicações da secretária estadual de Saúde, Eulália Alves, que também participou da audiência.
O maior hospital do Estado, o Walfredo Gurgel, atualmente tem 423 pacientes internados, quando a capacidade é de 284 leitos. Um hospital que recebe todo tipo de paciente por ser o único hospital de portas abertas do Estado, mesmo seu perfil sendo voltado para urgências e emergências. Um levantamento realizado pelo MPRN sobre a inadimplência com os serviços terceirizados foi entregue ao Governo, já que esta é a principal causa da descontinuidade na prestação de serviços.
O Cremern destacou a importância da quitação das dívidas com fornecedores e terceirizados como solução de curto prazo de parte dos problemas. E sugeriu, como solução de médio prazo, que fossem finalizadas as obras para abertura da ala nova do Hospital Coronel Pedro Germano da Polícia Militar, além de implantado o processo de regionalização mais eficaz de assistência.

Fonte: Robson Pires Xerife

Nenhum comentário:

Postar um comentário